O Projeto foi desenvolvido nos municípios de Presidente Bernardes, Dores do Turvo, Divinésia, Senador Firmino, Rio Espera e Senhora dos Remédios, em Minas Gerais. A região está situada na parte alta da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. Teve como objetivo recuperar ou enriquecer espaços alterados e degradados em áreas de preservação permanente ou em outras áreas relevantes dos municípios integrantes da Bacia Hidrográfica do Rio Xopotó.
A iniciativa cadastrou e mobilizou 60 produtores rurais. Elaborou mapas georreferenciados das propriedades e das áreas a serem preservadas. Cercou e protegeu nascentes.
"“O Instituto Xopotó teve sua ação ampliada e sua imagem consolidada perante as comunidades rurais (em Minas Gerais). Como exemplo, temos o depoimento de uma das lideranças locais, o senhor Adão da Silva: “Diante da crise de água, caso não tivéssemos o apoio do Xopotó certamente estaríamos sem água até para beber. Nem consigo imaginar como faríamos”.
José Geraldo Rivelli (Instituto Xopotó)
"
Quando utilizar: Participantes de processos de compras e contratações que entendam que a política de compras e contratações do FUNBIO não foi observada em algum processo específico.
Quando utilizar: O FUNBIO, declara-se responsável pelo tratamento e proteção dos dados pessoais e sensíveis, para os fins indicados em sua Política de Privacidade. O FUNBIO disponibiliza este canal como meio de contato sobre qualquer assunto relacionado a esta Política de Privacidade.