News
Fundo da Mata Atlântica apoia fiscalização de desmatamento no Rio de Janeiro
Na última semana o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) realizou a primeira ação de combate ao desmatamento do programa De Olho no Verde, conforme noticiado hoje pelo jornal O Globo. A ação aérea foi feita de um helicóptero, contratado com apoio do Fundo da Mata Atlântica/RJ. Esse mecanismo, criado pelo Funbio em 2009 a partir de demanda da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) viabiliza o uso efetivo de recursos de compensação ambiental, entre outras fontes, em unidades de conservação (UCs) do estado.
A fiscalização aérea começou em Angra dos Reis, Paraty e Rio Claro. Ao ser estendida para a Zona Oeste da capital, conforme reportado pelo jornal, identificou trabalho em construção irregular nas margens da Lagoa da Tijuca, no Intanhangá, às bordas da Floresta da Tijuca; 90% dos desmatamentos na área estão relacionados a construções irregulares.
O Funbio é um dos gestores operacionais do mecanismo, de 2009 a 2016. Foram apoiados 99 projetos; 50 UCs estaduais, municipais e federais, cerca de 506 mil hectares.
Assista ao vídeo abaixo para saber mais sobre a compensação ambiental.