MOVIMENTANDO SEMENTES NATIVAS NA PAISAGEM PARA REFLORESTAMENTO DA MATA ATLÂNTICA
Pesquisa Realizada por: Taise Almeida Conceição
Ano: 2019
Linha: Recuperação de paisagens e áreas degradadas
Bioma: Mata Atlântica
A urgência e metas estabelecidas para restauração de áreas degradadas são grandiosas e desafiadoras. Ademais, esbarram em aspectos como o suprimento de sementes nativas e, consequentemente o movimento destas na paisagem.
O entendimento da estrutura genética de populações é crucial para direcionar tal movimento, objetivo estudá-los em resposta a tipos climáticos distintos e ao longo da área de ocorrência de populações de Plathymenia reticulata (Vinhático), uma espécie de relevante importância ecológica e econômica, amplamente distribuída no Brasil.
Para isso, as seguintes perguntas foram estabelecidas: Populações de mesma zonas climáticas são semelhantes quanto a estrutura genética? O pool gênico das populações de vinhático difere ao longo da área de ocorrência e a dissimilaridade genética entre pares de populações está correlacionada com a distância geográfica?
E qual a diversidade genética presente em lotes de sementes comercializados? Para responde-las serão amostradas populações da espécie em regiões climáticas da Bahia e ao longo da área de ocorrência no Brasil. A caracterização da estrutura e diversidade genética entre regiões climáticas será avaliada mediante marcadores moleculares AFLP, na abordagem ao longo da área de ocorrência da espécie serão empregados marcadores SSR e marcadores cpSSR serão utilizados para a compreensão da diversidade genética em lotes de sementes.
Biografia:
Mulher baiana preta, Taise Almeida Conceição é Engenheira Florestal e tem trabalhado sob o âmbito de pesquisas aplicadas à conservação de remanescentes florestais e restauração ecológica. Egressa do PET Mata Atlântica: Conservação e desenvolvimento, hoje é doutoranda em Genética e Biologia Molecular e acredita na pesquisa como maior ferramenta para a conservação da Biodiversidade. É alguém que se empolga com fotografia, escrita e plantas e que tem aprendido sobre permanência, graça e resiliência.