O subprojeto proposto pela Associação de Pescadores e Moradores da Ilha de Jaguanum (AMPIJ), tem como principal objetivo promover a resiliência socioeconômica e cultural da comunidade da Ilha de Jaguanum através do estabelecimento de infraestruturas sustentáveis, fortalecimento das expressões culturais locais, capacitação dos residentes e conservação do ecossistema natural, garantindo um legado duradouro de desenvolvimento integral e harmonia ambiental para as gerações presentes e futuras.
A instituição AMPIJ foi apoiada anteriormente pelo projeto TAC ALSUB e apresentou uma execução exitosa. Por isso, o projeto abriu mais uma oportunidade, por meio desta Fase II, a fim de contribuir com o amadurecimento institucional e consolidação das atuações dessas instituições junto às comunidades.
A principal atividade do subprojeto “Revitalização Cultural e Desenvolvimento Sustentável da AMPIJ” é a construção de uma nova sede como um epicentro de atividades culturais, educação e administração para a Ilha.
A longo prazo, o sucesso deste projeto servirá como um catalisador para futuras iniciativas de desenvolvimento, atraindo possíveis investimentos, parcerias e apoio de organizações externas, incluindo entidades governamentais e não governamentais. Além disso, o fortalecimento da identidade cultural e a melhoria das condições socioeconômicas têm o potencial de reduzir o êxodo de jovens, um problema significativo que afeta muitas comunidades rurais e insulares.
O subprojeto terá duração de 12 meses e busca beneficiar cerca de 300 habitantes da Ilha de Jaguanum para criar uma comunidade mais unida, culturalmente rica e ambientalmente sustentável.
SituaçãoEm Andamento |
Ano início2024 |
BiomaMarinho Costeiro |