O que é
Foto: Acervo projeto Saúde e Alegria
O Fundo de Oportunidades é um mecanismo financeiro criado e gerenciado pelo FUNBIO, em operação desde 2014, quando chegou ao fim o Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas para Biodiversidade – Probio II. Com o objetivo de apoiar subprojetos integrados voltado para a priorização da biodiversidade em paisagens produtivas de larga escala, o Fundo de Oportunidades tornou-se possível graças à doação de R$ 13 milhões do Global Environment Facility (GEF), por meio do Banco Mundial.
Desde 2014 já apoiou 8 iniciativas, das quais 6 já finalizadas e 2 em execução. Em todas foram priorizados territórios com múltiplas atividades econômicas, como agricultura, pecuária, aquicultura, silvicultura, extrativismo e manejo florestal, em áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade.
Espera-se que o Fundo cresça ao longo do tempo, com base em investimentos e rendimentos de outras fontes, permitindo assim a sua replicabilidade em outras paisagens produtivas e setores.
Sobre o Probio II
O Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas para Biodiversidade – Probio II – foi desenhado para promover estratégias e políticas no setor privado e mobilizar setores produtivos a adotarem princípios e práticas de conservação e uso sustentável da biodiversidade em seus negócios. Nesse período, estabeleceu parcerias com o setor privado que resultaram em apoios a outros subprojetos com práticas integradas a paisagens produtivas e estratégias favoráveis à biodiversidade, distribuídos por 8 territórios em 3 biomas – Amazônia, Mata Atlântica e Pampa.
Além do FUNBIO, o projeto contou com a coordenação da Secretaria de Biodiversidade e Florestas – SBF, do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e com a participação diferentes órgão públicos, tais como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Ministério da Saúde, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de janeiro, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a Fundação Oswaldo Cruz e a Caixa Econômica Federal.
ODS
SituaçãoEm Andamento |
Ano início2014 |
BiomaAmazônia |