Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

CRIANDO UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO

MENU
voltar

O QUE É

Instituição Responsável: Centro de Pesquisa Ambientais do Nordeste – CEPAN

O projeto compreende a elaboração de propostas de criação de seis novas Unidades de Conservação (UCs) com planos de gestão e sustentabilidade financeira, no bioma Caatinga do Estado de Pernambuco, totalizando aproximadamente 8.390 hectares. As novas UCs, localizadas nos Municípios de Triunfo (Carro Quebrado), São José do Belmonte (Serra Comprida), Afrânio (Serra Dois Irmãos), Carnaíba (Serra da Matinha), Parnamirim/Santa Maria da Boa Vista/Santa Cruz (Serra da Siriema) e Orocó (Serra dos Almirantes), terão suas áreas diagnosticadas (fauna, flora, meio físico e caracterização socioeconômica) e mapeadas com auxílio de ferramentas de sistema de informações geográficas para compreensão dos seus limites e da situação fundiária.

O projeto prevê a organização e realização de seis oficinas, uma para cada UC proposta e, também, uma sugestão preliminar para a composição básica dos conselhos gestores, atendendo aos roteiros metodológicos para a criação de Unidades de Conservação.

Ao longo do Projeto serão produzidos materiais educativos com objetivo de sensibilizar a população que de forma direta ou indireta será beneficiada pelo projeto, assim como será organizado de curso de capacitação para 25 gestores diretamente envolvidos na gestão das UCs em temas chaves relacionados a gestão e planos de sustentabilidade financeira.

O projeto terá 18 meses de duração e pretende, através de sua equipe técnica e parceiros, percolar em todo o Estado de Pernambuco o papel das Unidades de Conservação como agente mitigador das fronteiras de desertificação e provisão de regulação climática para a região.

Situação

Concluído

Ano início

2024

Bioma

Caatinga

'