O QUE É
Instituição Responsável: Associação Caatinga
O projeto tem como objetivo melhorar a gestão e proporcionar a sustentabilidade financeira de áreas legalmente protegidas no bioma Caatinga do estado do Piauí, mais especificamente no Parque Estadual do Cânion do Rio Poti (PECRP) e entorno, localizado no município de Buriti dos Montes, área de extrema vulnerabilidade social, econômica e ambiental dada às atividades de caça e queimadas que ocorrem constantemente na região.
O PECRP tem aproximadamente 24 mil hectares, abrigando uma rica biodiversidade, incluindo o Tatu-bola e outras espécies ameaçadas de extinção, e sítios arqueológicos com gravuras rupestres. Manter um ecossistema natural íntegro e protegido requer muito esforço e recursos de vários tipos, principalmente o financeiro.
O projeto compreende as seguintes ações:
1. Elaboração de um Plano de Sustentabilidade Financeira para o Parque Estadual do Cânion do Rio Poti, indicando caminhos e soluções para assegurar a sustentabilidade financeira do PECRP a partir do fomento ao ecoturismo e integração das comunidades locais, visando a geração de oportunidades de desenvolvimento local sustentável e valorização destas comunidades;
2. Elaboração do Plano de Manejo Intergado do Fogo e capacitação das comunidades locais sobre práticas de MIF na área do PECRP;
3. Realização de ações de educação ambiental para promover a conscientização e engajamento das comunidades locais.
O projeto terá duração de 18 meses e empreenderá esforços para implementação de políticas públicas que fortaleçam a conservação na Caatinga.
SituaçãoConcluído |
Ano início2024 |
BiomaCaatinga |