FLORESTA VIVA: Edital Manguezais do Brasil
O Edital Manguezais do Brasil, financiado com recursos da Petrobras e do BNDES no âmbito da iniciativa Floresta Viva, teve como objetivo selecionar projetos para a implementação de ações visando à restauração ecológica de manguezais e restingas no território brasileiro.
Após a avaliação das propostas, 8 projetos foram selecionados para serem apoiados pelo Edital, que tem o FUNBIO como parceiro gestor e responsável por sua operacionalização. As propostas selecionadas somam um total de R$ 47.250.491,18.
Os projetos selecionados estão distribuídos em 3 macrorregiões do território brasileiro (Costa Norte, Nordeste/Espírito Santo e Sul/Sudeste) e contemplam diferentes ecossistemas, incluindo manguezais, restingas, apicuns e áreas das suas bacias contribuintes.
Manutenção do Estoque Natural: Experiências Compartilhadas com a Comunidade Extrativista (ENEC)
Instituição proponente: Fundação Espírito-Santense de Tecnologia – FESTs
A proposta prevê a restauração de 200 hectares de manguezais na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Municipal Piraquê-Açú e Mirim, no município de Aracruz/ES. Estes estuários foram atingidos pelos rejeitos da Barragem de Fundão e possuem conexão com as áreas protegidas Costa das Algas e Santa Cruz, importantes habitats de conectividade com o Banco de Abrolhos e Cadeia Trindade/Vitória.
Dentre os resultados esperados pela proposta, estão: ingresso da fauna acompanhante (caranguejos de interesse comercial e de subsistência), análise de carbono no sedimento, comunidade tradicional capacitada na execução de projetos de restauração em áreas de manguezal, comunicação social do projeto nas escolas municipais, envolvimento de outros atores sociais com forte vínculo econômico no município, divulgação científica local com painéis informativos sobre o projeto e treinamento da comunidade tradicional para o uso do manguezal com fonte alternativa de renda sustentada no turismo.
SituaçãoEm Andamento |
Ano início2022 |
BiomaMarinho Costeiro |