Floresta Viva
O Floresta Viva tem como objetivo geral contribuir para investimentos em restauração ecológica em biomas brasileiros, com a consequente obtenção de benefícios relacionados à preservação da biodiversidade, disponibilidade de recursos hídricos, redução da erosão, melhoria do microclima, remoção de dióxido de carbono da atmosfera, e geração de empregos e renda.
São objetivos específicos do Floresta Viva:
a) Fortalecer cadeias produtivas da restauração ecológica no Brasil;
b) Promover capacitação profissional em atividades da cadeia produtiva da restauração ecológica;
c) Consolidar estruturas eficientes de gestão e execução da restauração ecológica com vistas ao aumento da sua escala e da captação de novos e maiores recursos;
d) Promover alternativas econômicas ligadas aos investimentos em restauração ecológica;
e) Desenvolver processos de certificação de carbono, com aumento de escala e redução de custos, em conjuntos de projetos de restauração ecológica.
O Floresta Viva opera sob a junção de recursos do Fundo Socioambiental do BNDES com os de instituições apoiadoras. As instituições apoiadoras são empresas, fundações e associações privadas, pessoas jurídicas de direito público ou entidades da administração pública indireta. Juntamente com o BNDES, participam do Floresta Viva, aportando recursos para a execução dos subprojetos de restauração.
A iniciativa tem como meta o investimento de R$ 500 milhões ao longo de 7 anos, com até 50% de recursos do BNDES.
O FUNBIO é o parceiro gestor e responsável pela organização e condução dos processos de seleção, contratação, acompanhamento e monitoramento de resultados dos projetos de restauração. Eles são contemplados por meio de seleção pública e/ou fomentos estruturados.
ODS
SituaçãoEm Andamento |
Ano início2022 |
BiomaMarinho Costeiro, Pampa, Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica, Caatinga |