Turismo Agroecológico na região do Parque Estadual Águas do Paraíso e entorno

voltar

Instituição responsável: Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais do Município de Alto Paraíso de Goiás e Região – Cooper Frutos do Paraíso

O projeto tem como foco o fortalecimento socioeconômico de agricultores familiares e fomento ao estabelecimento de um cinturão verde na zona de amortecimento do Parque Estadual Águas do Paraíso, por meio da produção agroecológica e do Turismo de Base Comunitária (TBC) em assentamentos rurais no município de Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros.

Estes assentamentos ainda resistem como guardiões do Cerrado remanescente e da agricultura familiar na área da zona de amortecimento do Parque Estadual. Alguns dos assentados já desenvolvem pequenas iniciativas de Turismo de Base Comunitária, voltadas para valorização do modo de vida local, mas de forma ainda incipiente.

Assim, as motivações do projeto são de promoção do desenvolvimento rural sustentável em dois assentamentos rurais, buscando fomentar a melhoria da produção agroecológica local e a inserção dos comunitários nos mercados emergentes de ecoturismo presentes no território.

Dessa maneira, o projeto vai formar 40 agricultores familiares dos assentamentos em agroecologia, estabelecer roteiros turísticos nos dois assentamentos, além de criar um programa de comunicação para divulgação das atividades de TBC e formar os jovens locais para operacionalizá-lo.

Situação

Em Andamento

Bioma

Cerrado

'