Sobre as bolsas Funbio
O programa “Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro” é uma iniciativa do FUNBIO, que surgiu em 2018 em parceria com o Instituto Humanize e que visa a valorização do conhecimento científico e tecnológico em todo o Brasil.
A iniciativa apoia exclusivamente pesquisas de campo, e as bolsas serão concedidas anualmente a mestrandos e doutorandos de instituições reconhecidas pelo MEC.
Na primeira edição do programa, foram contempladas 29 propostas entre as 600 submetidas. Atualmente, são 186 bolsistas apoiados em todos os biomas brasileiros. As pesquisas selecionadas são relacionadas a um dos seguintes eixos temáticos:
(1) Conservação, manejo e uso sustentável de fauna e flora;
(2) Recuperação de paisagens e áreas degradadas;
(3) Gestão territorial para a proteção da biodiversidade;
(4) Mudanças climáticas e conservação da biodiversidade;
A seleção dos projetos é feita por um comitê de especialistas, que avalia as propostas enviadas por meio de formulário disponível no site do FUNBIO.
A partir da edição de 2023, a iniciativa tem como parceiro o Programa Gustavo Fonseca de Jovens Lideranças em Conservação, criado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês).
SOBRE O FUNBIO
funbio.org.br
O FUNBIO, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, FUNBIO, é uma associação civil sem fins lucrativos, em atividade desde 1996. É um mecanismo financeiro inovador, criado para desenvolver estratégias que contribuam para a implementação da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) no Brasil. Ao longo de mais de 22 anos de operação, o FUNBIO atua como parceiro estratégico do setor empresarial, de órgãos públicos estaduais e federais e da sociedade civil organizada. Neste período, apoiou mais de 250 projetos de um número superior a 200 instituições. Entre os projetos apoiados está o Programa ARPA, Áreas Protegidas da Amazônia, maior iniciativa de conservação de florestas tropicais do planeta.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação e Marketing, FUNBIO
ascom@funbio.org.br +5521 2123 5354
SituaçãoEm Andamento |
Ano início2018 |
BiomaMarinho Costeiro, Pampa, Amazônia, Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica, Caatinga |