COMPARTILHE
 
EMAIL
 
FACEBOOK
 
X
 
LINKEDIN
 
WHATSAPP
Link copiado para a área de transferência
SOCIOAMBIENTAL
 
SENSIBILIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
 
A sensibilização ambiental conecta ciência e sociedade, promovendo a conservação marinha e as práticas sustentáveis por meio de ações educativas e campanhas de conscientização.
SOCIOAMBIENTAL
 
SENSIBILIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL
 
A sensibilização ambiental conecta ciência e sociedade, promovendo a conservação marinha e as práticas sustentáveis por meio de ações educativas e campanhas de conscientização.
Visão Geral
-
A sensibilização ambiental é uma iniciativa educacional essencial para aumentar a conscientização sobre questões ambientais e promover ações positivas em prol da sustentabilidade. Campanhas educativas, workshops, palestras e atividades práticas são alguns exemplos para informar indivíduos e comunidades sobre desafios como a poluição,a perda de biodiversidade e as mudanças climáticas. Além disso, promove a divulgação de pesquisas científicas e o manejo de espécies como o coral-sol e de tubarões e raias (elasmobrânquios), envolvendo diretamente comunidades e especialistas na conservação destes habitats. As atividades aconteceram nos municípios de Macaé, Rio das Ostras, Búzios, Rio de Janeiro, São João da Barra, Cabo Frio, Angra dos Reis, Paraty no Estado do Rio de Janeiro, e em Rio Grande no Rio Grande do Sul. Com base em 191 artigos científicos e 292 resumos em congressos, o projeto visa não apenas informar, mas capacitar indivíduos e promover um envolvimento mais profundo com temas como bioinvasão e biodiversidade. Entre os resultados concretos, destacam-se as ações de educação ambiental voltadas para crianças, jovens e adultos, com o objetivo de promover a conservação dos habitats dos corais e sensibilizar a sociedade sobre a importância dos tubarões e raias. A elaboração de materiais educativos, exposições e a produção de vídeos têm ampliado o alcance dessas iniciativas, envolvendo mais de 36 mil pessoas em atividades de conscientização. A sensibilização ambiental fortalece o apoio a políticas públicas voltadas para a conservação e gestão sustentável dos recursos naturais, ao mesmo tempo em que desmistifica conceitos errôneos sobre espécies ameaçadas, como tubarões e raias. O impacto da pesquisa vai além da academia, e gera produtos práticos e educativos que contribuem para um futuro mais sustentável e equilibrado para todos.
Principais achados
+
191 artigos científicos publicados e/ou submetidos
292 resumos em congressos
48 Publicação de capítulos de livros
479 ações de divulgação científica (sites, notícias, revistas, publicações audiovisuais)
Objetivos alcançados
+
Elaborar palestras para grupos escolares sobre o bonito-listrado, manejo e aceitabilidade da espécie.
Divulgar e discutir os resultados alcançados nos diferentes subprojetos.
Participação em Congressos Científicos.
Sensibilizar e capacitar mergulhadores no manejo do coral-sol na Região dos Lagos, município do Rio de Janeiro, e na Baía da Ilha Grande.
Inserir a sociedade na temática de bioinvasão, conservação e biodiversidade por meio de atividades de educação ambiental.
Sensibilizar crianças, jovens e adultos de diversos segmentos da sociedade sobre a conservação dos habitats coralíneos a partir de campanhas de sensibilização.
Promover ações de educação e sensibilização abordando a conservação de elasmobrânquios (tubarões e raias) e seus conflitos, elaborando e produzindo material didático, eventos de divulgação e visitas mediadas ao Espaço de Ciência (AquaRio).
Orientação aos usuários dos recursos (pescadores e seus familiares), alunos de escolas públicas e a sociedade em geral, quanto a importância ecossistêmica dos tubarões e raias, estimulando a redução da captura e consumo. Incentivando a restrição da captura comercial e amadora, a devolução ao mar das espécies ameaçadas de extinção e ajudando a desfazer a imagem negativa que parte da sociedade tem sobre os tubarões e as raias.
Entregas e resultados
+
Dia Mundial do Oceano, de 2017 a 2019 reunindo quase 2 mil alunos de escola públicas e particulares de Macaé e região.
Produção 48 capítulos de livros voltados a estudantes e professores.
Produção de diversos conteúdos informativos e educativos (textos, fotos e ilustrações) para divulgação em mídias sociais, incluindo os perfis do Instagram do 'Projeto Costões Rochosos', 'Dia Mundial dos Oceanos-Nupem', 'NUPEM-UFRJ' e 'Extensão-Nupem'.
Produção de diversos vídeos informativos e educativos.
01 Exposição Audiovisual na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF): Mulheres na atividade pesqueira no Norte Fluminense e Baixadas Litorâneas.
09 eventos de sensibilização em Búzios e no Rio de Janeiro da sociedade sobre bioinvasão, conservação e biodiversidade através de atividades de educação ambiental, com 36.446 pessoas alcançadas.
Ações de sensibilização da importância das espécies de robalo para o ecossistema manguezal e estuarino da Baía de Guanabara.
Realização de visitas ao circuito do AquaRio mediadas por educadores.
Sensibilização de estudantes do ensino básico, quanto a importância da conservação de tubarões e raias.
Desmistificação da sociedade em geral, quanto a imagem negativa e o medo dos tubarões, através da realização de visitas ao tanque oceanico do AquaRio, mediadas por educadores.
Sensibilização dos pescadores, e seus familiares, quanto a importância da conservação dos tubarões e raias e a adoção de práticas pesqueiras mais sustentáveis e menos predatórias.
8 cartilhas referentes a oito espécies de tubarões e raias, ameaçadas.
03 documentários sobre os ambientes coralíneos de Búzios.
Painel explicativo sobre conduta consciente em ambiente costeiro em Búzios.
Pôster: Tubarões da Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Pôster: Raias da Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Cartilha: Conservação de raia-viola
Matéria: Peixes Luminosos
Coletânea de vídeos: Dia Mundial dos Oceanos / NUPEM
Matéria: Projeto Costões Rochosos: Ecologia, impactos e conservação na Região dos Lagos e Norte Fluminense
Livro: Mulheres na Atividade Pesqueira no Brasil
Diversos produtos Mulheres na Pesca
Livro: Baía de Sepetiba: Diagnósticos, análises e metodologias participativas. Intervenções dialógicas como contribuições para a governança territorial
Acervo Socioambiental Sepetiba
Subprojeto do Pesquisa Marinha - Salvar
VOLTAR PARA A LISTA
PRÓXIMO
A realização do Projeto Pesquisa Marinha e Pesqueira é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ.
Um site datadot
Um site datadot
 
A realização do Projeto Pesquisa Marinha e Pesqueira é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ.
um site datadot