Notícias
O valor da comunidade
O protagonismo local é um dos princípios do Turismo de Base Comunitária. Foto: Projeto Boto Cinza
Ainda embrionário em muitas partes do Brasil, o Turismo de Base Comunitária (TBC) vem ganhando força entre os viajantes que valorizam as culturas e práticas de populações tradicionais. E é para impulsionar ainda mais essa modalidade de turismo que o FUNBIO selecionou 6 projetos junto a comunidades pesqueiras que vivem nos municípios litorâneos do estado do Rio de Janeiro. No início de outubro, as organizações já começam a botar a mão na massa.
Se em Paraty uma comunidade escolheu fortalecer a cadeia de produção e de conhecimento que gira em torno de uma tradicional canoa caiçara, na Ilha Grande serão desenvolvidos diferentes roteiros turísticos de forma comunitária. Se nos municípios que margeiam a Baía de Guanabara as populações terão cursos de educação em TBC, em São João da Barra uma cooperativa de mulheres terá oficinas de capacitação em culinária e de boas práticas no manejo do pescado.
Em parceria com universidades e órgãos públicos, as iniciativas contempladas pelo Projeto Educação Ambiental são diversas, como a própria cultura dos povos que o Brasil acolhe em suas bordas. E são guiadas pelos princípios do Turismo de Base Comunitária, como a conservação da natureza, a economia solidária, a proteção do patrimônio cultural e, principalmente, o protagonismo das comunidades locais.