Notícias
O mapa das toninhas
Dia 1 de outubro foi Dia da Toninha – e a espécie continua sendo celebrada. Depois de um museu virtual, podcast e uma série de vídeos documentais, o golfinho mais ameaçado da América do Sul acaba de ganhar um mapa interativo, fruto do Projeto Conservação da Toninha, que chegou ao fim no ano passado mas segue reverberando novas ações.
Além de trazer as principais informações sobre a biologia da espécie (como tempo médio de vida, período de gestação, predadores etc.), o novo produto de comunicação mostra a distribuição do animal ao longo do litoral brasileiro e suas principais ameaças em cada localidade. Também aponta medidas de preservação da espécie, como o consumo consciente e o licenciamento ambiental responsável. Hospedado nos sites do TAC Frade e do FUNBIO, o mapa interativo ainda reúne diversos materiais audiovisuais sobre as toninhas e permite pesquisas mais aprofundadas sobre elas. Para acessar é só clicar aqui.
Texto originalmente produzido pelo jornalista Bernardo Camara para a newsletter “Linhas do Mar” para divulgação do Projeto de Apoio à Pesquisa Marinha e Pesqueira, Projeto Educação Ambiental, Projeto Conservação da Toninha e Projeto Apoio a UCs.