Notícias
Missão de Supervisão e Apoio ao Projeto ASL Brasil acontece em Brasília
Nos dias 10 e 11 de dezembro de 2024, o Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia – ASL Brasil realiza sua Missão de Supervisão e Apoio à Implementação, em Brasília. O evento acontece no Banco Mundial (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 03, Lote 05) e contará com participação presencial e remota. A missão reunirá representantes do Banco Mundial, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Funbio, CI-Brasil, FGV Europe, secretarias de Meio Ambiente dos estados que integram o ASL Brasil (AM, RO, AC e PA) para avaliar o seu progresso, discutir desafios e alinhar estratégias para sua implementação.
No primeiro dia da programação, os destaques incluem apresentações sobre o desempenho do projeto, indicadores técnicos, desafios de gestão, avanços na Comunicação Integrada do ASL Brasil, ações das oito Unidades Operativas (UOs) e a gestão financeira e administrativa conduzida pelas três agências executoras.
O segundo dia será dedicado a discussões sobre salvaguardas, gestão financeira, aquisições e a pactuação de encaminhamentos. Na tarde do mesmo dia, acontecerá a reunião do Comitê Operacional do Projeto, com debates temáticos importantes, como a integração de políticas públicas nas três esferas federativas e as conexões do projeto com as agendas da COP 16 (Biodiversidade) e COP 30 (Clima), entre outros assuntos relevantes.
Para quem acompanha de forma remota, os links de acesso estão disponíveis na programação. O ASL Brasil, parte de uma iniciativa maior que abrange sete países amazônicos, tem como objetivo promover a conservação e o uso sustentável das paisagens da Amazônia, integrando conservação ambiental, desenvolvimento socioeconômico e fortalecimento institucional. A Missão de Avaliação e Apoio à Implementação do Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia é uma ação acordada no Comitê Diretivo do projeto, representado pela Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais (SBio/MMA), Fundação Getúlio Vargas (FGV Europe), Conservação Internacional (CI-Brasil), Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e o Banco Mundial.
Confira aqui a programação detalhada.