Notícias
ICMBio retoma discussão sobre governança do Sítio Ramsar da Foz do Amazonas e seus manguezais
Em uma iniciativa para fortalecer a governança e a proteção de um dos maiores ecossistemas de manguezais do planeta, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais (CNPT), retomou as discussões sobre a gestão do Sítio Ramsar da Foz do Amazonas e seus Manguezais. As ações realizadas nos estados do Amapá, Pará e Maranhão fazem parte de um esforço para consolidar uma estratégia inovadora de governança da área, incluindo a atualização da proposta de comitê gestor e o alinhamento de estratégias de capacitação e comunicação para um sistema de governança eficaz.
Essa atividade é uma meta do programa ProManguezal, instituído pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima por decreto, para promover a proteção e o uso sustentável dos manguezais no Brasil. O projeto de governança do Sítio Ramsar, que inclui esse esforço de discussão e estruturação do comitê gestor, conta com financiamento do programa Protecting Our Planet Challenge (POP) com recursos conjuntos das instituições Bloomberg Ocean Initiative e Re:wild, contando com o apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) como gestor financeiro.
Durante as reuniões realizadas no Amapá, Pará e Maranhão, esta última contou com a presença de lideranças do Piauí, foi reforçada a importância de criar um comitê gestor representativo, participativo e com grande viés para fortalecimento de gênero e juventude, que reúna povos e comunidades tradicionais, instituições de pesquisas, órgãos ambientais e ONGs. Esse comitê será responsável por monitorar e orientar as ações de proteção do Sítio Ramsar dos Manguezais Amazônicos que abrange os estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí e Ceará, assegurando que as decisões de gestão estejam alinhadas com as necessidades e a participação das comunidades locais.
A estruturação do comitê gestor, o fortalecimento das capacitações e o alinhamento de estratégias de comunicação são passos fundamentais para consolidar a proteção de um dos ecossistemas de manguezais mais importantes do Brasil.
Essa iniciativa fortalece a posição do Brasil na conservação global de zonas úmidas e assegura que os benefícios ecológicos, sociais e econômicos dos manguezais continuem a ser aproveitados pelas comunidades locais e pelas futuras gerações.
O projeto POP Sítios Ramsar é apoiado pela iniciativa Protecting Our Planet Challenge, com recursos da Bloomberg Ocean Initiative e Re:wild, em colaboração com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima na sua agenda de fortalecimento de áreas protegidas brasileiras