DESVENDANDO OS FATORES QUE AFETAM O CRESCIMENTO DA BIOMASSA EM FLORESTAS TROPICAIS SECUNDÁRIAS
Pesquisa Realizada por: Janaine Isabela da Silva Rocha
Ano: 2019
Linha: Mudanças climáticas e conservação da biodiversidade
Bioma: Mata Atlântica
Nível Acadêmico: Doutorado
A compreensão das variáveis que controlam a distribuição do carbono e o crescimento da biomassa em florestas tropicais é fundamental. A heterogeneidade do carbono na paisagem pode ser afetada, por diferentes fatores ambientais. Entender quais são esses fatores e como eles influenciam o aumento do armazenamento de carbono em áreas florestais em escala de paisagem é o foco desse projeto. Por isso, o apoio do Programa Bolsas FUNBIO – Conservando o Futuro é fundamental.
Nosso projeto está sendo realizado no Parque Estadual da Serra do Conduru, localizado no sul da Bahia. Um importante local com a maior biodiversidade de arvores do mundo e refúgio para a fauna, mas que historicamente vem sendo devastada. Para tal utilizaremos dados de crescimento da biomassa coletados pelo sensor LiDAR, com a maior base de dados do Brasil.
Utilizaremos 30 parcelas de campo com tamanho de 0,25 hectares, para medir as seguintes variáveis, atributos dos solos, como características físicas, químicas e densidade aparente, composição florística, o contexto de paisagem utilizaremos dados de sensoriamento remoto para classificar distancias de estradas, povoamento e outras florestas, e avaliação do histórico do uso do solo.
Esperamos encontrar quais variáveis e como essas variáveis influenciam no aumento do carbono e crescimento da biomassa. Esses resultados são de grande importância para subsidiar tomadas de decisões, principalmente no cenário de mudanças climáticas global.
Biografia:
Meu nome é Janaine Rocha, sou uma engenheira florestal formada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Tenho mestrado e sou doutoranda pelo programa de Ecologia e conservação da biodiversidade na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Na graduação desenvolvi projetos de conservação da biodiversidade, por sempre acreditar na importância da conservação e da pesquisa relacionada dos recursos naturais. Agora estudo o monitoramento do carbono armazenado nas florestas tropicais e sua contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas global.