CONTAMINAÇÃO POR MICROPLÁSTICOS E MERCÚRIO NOS PEIXES DO NORDESTE DO BRASIL
Pesquisa Realizada por: Anne Karen da Silva Justino
Ano: 2018
Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora
Bioma: Marinho Costeiro
Nível Acadêmico: Doutorado
A onipresença de detritos antropogênicos, como os plásticos, nos ecossistemas marinhos, e a toxicidade dos produtos químicos associados a estes materiais, começaram a suscitar preocupações quanto à ocorrência destes fragmentos nas populações de peixes. Para entender como ocorre a contaminação de peixes economicamente importantes, é necessário estudar a comunidade ecológica, e os ecossistemas que esses organismos habitam.
Portanto, foram coletados organismos de diferentes ecossistemas marinhos (estuarinos, costeiros e oceânicos) e em diferentes profundidades. Possibilitando amostrar indivíduos com diferentes hábitos ecológicos e em diferentes posições tróficas. A fim de aceder à informação sobre contaminação, serão utilizados protocolos específicos, para evitar a contaminação das amostras, e visando a obtenção dos microplásticos. Também serão aplicadas metodologias inovadoras através da colaboração entre laboratórios no Brasil e na França. Com o objetivo de identificar estes contaminantes à nível químico, e verificar sua capacidade de interação com outros poluentes.
A compreensão da contaminação diferencial de peixes entre os níveis tróficos e os ambientes é crucial para que possam ser elaboradas e discutidas medidas que avaliem a qualidade dos recursos pesqueiros que estão sendo comercializados e consumidos. Além dos níveis de tolerância aplicáveis a esses contaminantes.
Biografia:
Sou Anne Justino, bióloga, mestre em oceanografia (UFPE), e doutoranda em recursos pesqueiros (UFRPE). Escolhi a biologia, pois além da curiosidade sobre o mundo natural, tinha vontade de “contaminar” pessoas, no bom sentido, através da ciência! Em 8 anos de academia, mergulhei exclusivamente nas ciências do mar e nela encontrei alguns contaminantes, estes não tão bons! Assim surgiu a vontade de investigar o efeito do plástico nesses ecossistemas. Além do laboratório, trabalho com divulgação científica em diversos setores sociais.