UNHA-DO-DIABO, AVES E CARNAÚBA: DESVENDANDO OS IMPACTOS DE UMA LIANA INVASORA SOBRE UMA PALMEIRA NATIVA E SUAS AVES MUTUALISTAS
Pesquisa Realizada por: Sara Soares Feitosa
Ano: 2022
Bioma: Caatinga
Nível Acadêmico: Mestrado
As invasões biológicas por plantas podem ocasionar diversos impactos às espécies nativas, incluindo a perda de diversidade. Além disso, um aspecto a ser estudado é relacionado aos efeitos que as plantas invasoras podem causar em interações interespecíficas entre espécies nativas. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é compreender se a infestação pela liana invasora Viúva-alegre ou Unha-do-diabo (C. madagascariensis) interfere nas interações mutualísticas entre aves e a palmeira nativa Carnaúba (C. prunifera). Para isso, serão selecionadas áreas sem infestação e infestadas pela liana invasora. Nas áreas de estudo, pontos amostrais serão delineados para que sejam realizadas observações das interações entre a palmeira nativa, a liana invasora e as aves. Para o estudo de dispersão de sementes nativas, indivíduos da palmeira nativa serão selecionados como unidades focais. Desse modo, serão instalados coletores de sementes sob a copa dos indivíduos focais e registros das interações interespecíficas também serão realizados. A partir desse estudo, espera-se compreender a forma que a invasão biológica da liana invasora Viúva-alegre ou Unha-do-diabo afeta a dispersão de sementes da palmeira nativa Carnaúba e a disponibilidade de recursos para a fauna nativa. Assim, os impactos ocasionados pela planta invasora poderiam prejudicar a propagação da espécie da palmeira nativa e significariam na ocupação de habitat com qualidades inferiores ou na busca de novos habitats por parte da fauna nativa. A compreensão desses possíveis impactos nas interações interespecíficas é imprescindível para a conservação da Carnaúba e da fauna associada.
Biografia:
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN) também pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem interesse em estudos que envolvem as áreas da Ecologia, Evolução e Zoologia. Atualmente, pesquisa sobre os possíveis impactos das invasões biológicas nas interações interespecíficas entre espécies nativas.