FLORESTA VIVA – MANGUEZAIS DO BRASIL

voltar

O Floresta Viva tem como objetivo geral contribuir para investimentos em restauração ecológica em biomas brasileiros, com a consequente obtenção de benefícios relacionados a preservação da biodiversidade, disponibilidade de recursos hídricos, redução da erosão, melhoria do microclima, remoção de dióxido de carbono da atmosfera e geração de empregos e renda.

Os manguezais e as restingas são ecossistemas costeiros de grande importância ecológica, social e econômica. Devido à sua localização no litoral, ambos sofrem grande ameaça pela expansão urbana e pelas atividades antrópicas que vêm modificando significativamente sua estrutura e fisionomia.

O Edital Manguezais do Brasil é resultado da junção de recursos do BNDES e da Petrobras, e tem como objetivo apoiar projetos que promovam a restauração ecológica em áreas de manguezal e restinga no território brasileiro.

 

Sobre o edital Manguezais do Brasil:

O edital disponibiliza R$ 44,4 milhões para apoio a projetos de restauração em manguezais, restingas e as respectivas bacias drenantes. Para apoiar até nove (09) projetos, que terão o prazo de execução de até 48 meses.

São elegíveis como proponentes de projetos nesse edital instituições sem fins lucrativos com as seguintes naturezas jurídicas: associações civis e fundações privadas, em suas diferentes formas de apresentação (instituto, fundação, fórum, associação, movimento, etc.) e cooperativas em qualquer grau de constituição (singulares, centrais, federações e confederações). A instituição proponente deverá ser legalmente constituída há pelo menos dois anos e possuir experiência comprovada em execução de projetos de restauração ecológica.

Veja cada uma das instituições com projetos selecionados no Edital Manguezais do Brasil:

Proposta Hectares Estado Área de atuação
FEST – Fundação Espírito-Santense de Tecnologia 200 ES Estuarino dos rios Piraquê-Açu e Mirim (Aracruz/ES)
SPVS – Instituto de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental 316 SP / PR Mosaico Lagamar – Guaraqueçaba (SP/PR)
SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial 220 RJ Baía de Sepetiba e Rebio Guaratiba (RJ)
Fundação Vovó do Mangue 200 BA Resex Baía de Iguape, Foz do Rio Jaguaripe (BA)
Instituto Terra de Preservação Ambiental 201 RJ Fundo da Baía de Guanabara (RJ)
SOS Sertão – Organização Sertaneja dos Amigos da Natureza 220 PB APA Barra do Mamanguape (PB)
Fundação Sousândrade de Apoio à UFMA 200 PA / MA Cinturão Pará-Maranhão (PA/MA)
Instituto Coral Vivo 200 BA Resex Cassurubá e Resex Corumbau (BA)

Acesse o edital clicando aqui.

Confira os projetos selecionados neste vídeo:

Situação

Em Andamento

'