Notícias
Dia de tubarão
Uma das ilustrações feitas pela criançada durante a visita ao AquaRio. Foto: Reprodução
No início de setembro, mais de 30 crianças em torno dos 12 anos de idade saíram de suas casas na favela da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, para visitar os tubarões que vivem no Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio). Com o objetivo de sensibilizar a garotada, a atividade também contou com uma palestra, e a turminha foi convidada a expressar no papel a forma como enxergam esses animais. A atividade é parte da iniciativa Demografia, Sensibilização e Monitoramento Pesqueiro de Tubarões e Raias: Subsídios à Conservação, apoiada pelo Projeto de Apoio à Pesquisa Marinha.
“Ainda estamos avaliando os desenhos feitos pelas crianças, mas o que notamos de forma preliminar é que muitas não carregam uma imagem negativa: por ser uma carne barata, associam o tubarão a uma fonte de alimento”, diz Marcelo Vianna, que está à frente do projeto. “É um trabalho que está começando, mas que vai nos trazer informações importantes no futuro”.
A visita ao AquaRio foi uma espécie de atividade-piloto que deve continuar se desdobrando pelos próximos meses, com a estratégia de sensibilizar diferentes públicos: além das crianças em idade escolar, a ideia é que também seja feito um roteiro semelhante voltado especificamente para pescadores e seus familiares.