Notícias
Demarcação e projetos de carbono em terras indígenas ganham destaque em cartilhas
A transmissão de conhecimento é um dos objetivos do projeto Tradição e Futuro na Amazônia, gerido pelo FUNBIO e patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental. Desde as suas primeiras ações, ainda em 2020, o TFA reuniu um grande acervo de pinturas, desenhos e histórias da cultura e das tradições do povo Mebêngôkre-Kayapó. Nesse sentido, o projeto apoiou o desenvolvimento e distribuição de duas cartilhas educativas: uma sobre o processo de demarcação das terras indígenas e sua importância e a segunda sobre projetos de carbono em áreas demarcadas.
A cartilha “Mẽbêngôkre kajmãtã pi’ôk: Pyka nokà̉ ã ujarẽj” (em português, “Livro para as novas gerações: a demarcação da terra”) foi produzida por professores, alunos e lideranças das Terras Indígenas Baú, Menkragnoti, Capoto/Jarina e Kayapó. Os institutos Kabu e Raoni e a Associação Floresta Protegida, parceiras do projeto, apoiaram a oficina para elaboração do livro.
Na língua kayapó, o livreto foi produzido com o objetivo de incentivar crianças e jovens a cuidarem dos territórios, valorizando as conquistas dos mais velhos e reconhecendo a importância da floresta em pé para o bem-viver de todo o planeta. O material será distribuído em escolas indígenas espalhadas pelo território apoiado pelo TFA para ser trabalhado em sala de aula.
“O livro terá informações importantes a serem ensinadas nas escolas. Com ele, as crianças vão aprender sobre a nossa cultura e os nossos conhecimentos”, explica Waiwai Metyktire, diretor escolar na aldeia Metyktire e um dos educadores presentes no processo de criação da cartilha.
Outro tema amplamente discutido entre os indígenas é o mercado de carbono. Para fortalecer os conhecimentos da comunidade Kayapó sobre o tema, o projeto realizou um estudo sobre o estoque de carbono nos cinco territórios atendidos, que somam mais 12 milhões de hectares. A partir dos resultados desse estudo, uma oficina foi realizada com lideranças e representantes das organizações parceiras. Um dos resultados desse processo, foi a cartilha “Projetos de Carbono em Terras Indígenas”.
O documento tem como objetivo facilitar o processo de formação sobre o tema nas aldeias Kayapó. Para o desenvolvimento deste material o TFA contou com a parceria das três organizações representativas parceiras e do Conservation Fund of Canadá (ICFC).