Compras e contratações
O Funbio seleciona consultor pessoa física para acompanhar o desenvolvimento do projeto “Biodiversity Wildlife Territories” junto ao Global Environment Facility (GEF)
Resultado da Manifestação:Empresa contratada Sandra Steinmetz
O Global Environment Facility (GEF), em português Fundo Global para o Meio Ambiente, é um dos maiores financiadores de projetos ambientais no mundo. A iniciativa de cooperação internacional reúne hoje 183 países e trabalha com instituições internacionais, organizações da sociedade civil e o setor privado. O GEF foi estabelecido em 1991 como um programa piloto de USD 1 bilhão do Banco Mundial para apoiar a proteção do meio ambiente global e promover o desenvolvimento sustentável. Desde o seu início, já destinou mais de USD 13 bilhões para cerca de quatro mil projetos em mais de 150 países, incluindo o Brasil.
O fundo define diretrizes, políticas e temas prioritários, e confia às Agências Implementadoras do GEF, ou apenas Agências GEF, a aplicação das regras a preparação e o monitoramento dos projetos que serão desenvolvidos pelas chamadas instituições executoras. As Agências GEF conferem grande capilaridade à instituição e viabilizam o uso dos recursos em um grande número de projetos.
O Banco Mundial, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) foram as três primeiras agências implementadoras do GEF . Posteriormente, outras foram credenciadas. Em 2012, o GEF abriu um processo de acreditação de novas agências, e o FUNBIO se candidatou para se tornar uma Agência Implementadora.
Durante todo o processo, o FUNBIO trabalhou na adequação de suas políticas e na implementação das salvaguardas necessárias. Em fevereiro de 2015, foi assinado o Memorando de Entendimento (MOU) entre o GEF e o FUNBIO, que se tornou oficialmente a 15ª Agência GEF no mundo e a primeira agência nacional na América Latina. O FUNBIO entende que este foi um passo muito importante na sua história e um reconhecimento de mais de 20 anos de trabalho em prol da conservação da biodiversidade. O GEF está presente no DNA da instituição, que foi criada em 1995 a partir de uma doação do fundo ao governo brasileiro.
Depois disso, tornou-se independente e já fez a gestão financeira de centenas de projetos, além de ter também executado outros, entre eles alguns apoiados pelo GEF, como o Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA).
O Funbio, como executor do Programa, convida consultores pessoa física que tenham em seu escopo as habilidades relacionadas ao tema desta contratação a manifestarem interesse até o dia 01 de abril de 2024, demonstrando de forma objetiva e clara, através de envio de seu currículo, que são qualificados para executar os serviços descritos no Termo de Referência (TdR) nº 2024.0226.00059-2.
As manifestações deverão ser encaminhadas por e-mail para [email protected], aos cuidados de Willian dos Santos Edgard, com cópia para [email protected] e tendo como assunto “GEF Territórios – Projeto final” e indicando o NOME DO CANDIDATO”.
Para este serviço não serão aceitas pessoas físicas enquadradas como Microempreendedor Individual – MEI
Os currículos dos candidatos devem atender no mínimo as qualificações e experiências descritas no item “Perfil do profissional e processo de seleção” do TdR nº 2024.0226.00059-2, a saber.
- Pelo menos 5 anos de experiência em desenvolvimento e gestão de projetos;
- Formação superior completa na área socioambiental, ambiental e/ou em áreas afins à sociobioeconomia, como economia, engenharia florestal/ambiental, biologia, geografia, entre outras;
- É desejável pós-graduação e/ou mestrado em áreas afins (em andamento também é válido);
- Experiência profissional com instituições governamentais e de organizações não governamentais;
- Experiência específica em projetos financiados por organismos bi e multilaterais (tais como o GCF, GEF e KfW) é imprescindível.
- Experiência com projetos ambientais;
- Domínio da escrita formal e capacidade de redação com clareza e objetividade;
- Habilidade em desenvolver relatórios claros;
- Excelentes habilidades analíticas, interpessoais e de comunicação;
- Habilidade de gerenciar e realizar tarefas mediante pouca supervisão
Para esta fase, não é necessário o envio de propostas, pois o objetivo é analisar tecnicamente os currículos dos candidatos.
É vedada a participação de funcionários do governo e servidores públicos, exceto quando estiverem em licença sem vencimentos. Professores de universidades públicas podem se candidatar desde que sejam de fato especialistas no tema, e sejam observadas as regras nacionais para aqueles de dedicação exclusiva. Caso seja selecionado, deverá apresentar declaração da Universidade indicando número de horas comprometidas com as atividades docentes ou autorização específica da Universidade.
O Funbio entrará em contato, solicitando a proposta somente ao candidato cujo currículo for selecionado.
O processo será conduzido em acordo com os Procedimentos Operacionais de Compras e Contratações do Funbio.
O resultado deste processo será divulgado nesta chamada, assim que o mesmo for finalizado.
Especificação técnica / TDR