Notícias
CITinova II participa do Fórum UrbanShift América Latina e tem espaço de destaque
Com a dinâmica de se concentrar na compreensão, no envolvimento e na contribuição para o financiamento de iniciativas transformadoras que estão moldando as cidades do futuro, a parceria com o FUNBIO levou o Projeto CITinova II a ocupar espaço de destaque no Fórum UrbanShift América Latina com o tema “Financiamento para Cidades Verdes e Resilientes”. Dentro da programação, o workshop “Projeto CITinova: Cocriando o Desenvolvimento de Cidades”, conduzido pela Diretora Nacional dos Projetos CITinova I e II, Marcela Aboim, tecnologista do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – (MCTI), utilizando a interatividade, possibilitou aos participantes discutirem em grupos pontos críticos e as soluções diante do mapa do município de Belém (PA), tendo o pensamento voltado para o alcance de um futuro equitativo, sustentável e habitável para todos.
A recepção de mais de 200 líderes de toda a América Latina no Fórum UrbanShift ocorreu entre 16 e 19 de abril de 2024, em Belém do Pará, e nas boas-vindas aos participantes, o Projeto CITinova II garantiu visibilidade por meio de um Painel Explicativo sinalizando possibilidade de intervenção, com o apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, sigla em inglês), mostrando a atuação nas regiões metropolitanas de Belém (PA), Florianópolis (SC) e na Região Integrada de Desenvolvimento de Teresina (PI).
O CITinova II esteve presente com a Arquiteta e Urbanista da Secretaria Municipal de Planejamento e Inteligência Urbana, Cibele Assmann Lorenzi e o Diretor de Administração e Finanças da Superintendência de Desenvolvimento, José Rafael Biff, que fizeram a exposição do Projeto Florianópolis – Rede de Corredores e Espaços Verdes entre Coqueiros e Capoeiras. A negociação entre as partes levou a um ponto, o de esclarecer como se deve estruturar projetos que atraiam o interesse dos financiadores.
O projeto UrbanShift no Brasil é implementado pelo consórcio entre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente- (PNUMA) o World Resources Institute (WRI), os Governos Locais para Sustentabilidade (ICLEI) e o C40 Cities. Ele é executado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio do projeto CITinova II, em parceria com o FUNBIO e PNUMA Brasil.