INFLUÊNCIA DA ESTRUTURA DA PAISAGEM NA TRANSMISSÃO CRUZADA DE PARASITOS ENTRE BUGIOS, HUMANOS E ANIMAIS DOMÉSTICOS
Pesquisa Realizada por: Vinícius Klain
Ano: 2021
Linha: Conservação manejo e uso sustentável de fauna e flora
Bioma: Pampa
Nível Acadêmico: Doutorado
A rápida conversão das florestas em pequenos fragmentos florestais, devido a expansão agrícola e o avanço da urbanização, têm potencial de alterar a dinâmica da relação parasito-hospedeiro. Essas alterações na composição e na configuração da paisagem influenciam a dinâmica da transmissão parasitária ao aproximar os animais silvestres dos seres humanos e de seus animais domésticos. O bugio-ruivo (Alouatta guariba) é uma das 25 espécies de primatas mais ameaçadas do mundo devido a perda e a fragmentação do habitat, além de conflitos com humanos e de surto de doenças.
O objetivo da pesquisa é avaliar os fatores da estrutura da paisagem que favorecem a transmissão cruzada de parasitos entre bugios, humanos e animais domésticos.
Por meio do apoio do FUNBIO, será possível realizar a técnica de metagenômica que identificará os parasitos das amostras fecais em nível de espécie. Além disso, o geoprocessamento de imagens de satélite analisará a influência das coberturas do solo na transmissão de parasitos. A demonstração da infecção com parasitos de animais domésticos e seres humanos confirmará esse potencial risco adicional à saúde e à conservação dos bugios-ruivos.
Biografia:
Me chamo Vinícius Klain, sou aluno de doutorado no Programa de Pós-graduação em Ecologia e Evolução da Biodiversidade. Sou licenciado em Ciências Biológicas (2018) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e mestre em Ecologia e Evolução da Biodiversidade (2020), também pela PUCRS. Faço parte do Laboratório de Primatologia da PUCRS desde 2016, onde estudo a ecologia do parasitismo de bugios-ruivos. Tenho experiência com análise de dados, geoprocessamento e parasitologia.