Notícias
Bem-vindos a Cagarras!
Quem já deu um mergulho na famosa praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, certamente contemplou as deslumbrantes ilhas que flutuam em frente à orla. Mas apesar de serem vistas diariamente por milhares de pessoas, pouca gente sabe dos tesouros que guarda o Monumento Natural das Ilhas Cagarras. É para apresentar sua rica biodiversidade que o ICMBio inaugura no aeroporto carioca Santos Dumont a exposição Nas Asas da Ciência – Um Voo pelas Ilhas Cagarras, que em dezembro foi destaque na TV Globo. Com curadoria do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (MN/UFRJ), a mostra fica em cartaz entre os dias 20 de dezembro e 22 de fevereiro.
Além do acervo biológico do Museu Nacional, que vai dar um tira gosto da biodiversidade do arquipélago, a exposição conta também com fotografias, vídeos, um manequim equipado para mergulho científico e maquetes das quatro ilhas e duas ilhotas que compõem a Unidade de Conservação. Também haverá informações sobre o sítio arqueológico tupi-guarani que foi descoberto no local em 2011.
A escolha do Santos Dumont para abrigar a exposição vai além do fato de o aeroporto ser um dos mais movimentados do Brasil: já faz alguns anos que a Infraero tem ações de monitoramento da avifauna que circula por aqueles ares. E algumas delas, como as fragatas (Fregata magnificens) e atobás-marrons (Sula leucogaster), fazem da MONA Cagarras seu abrigo para pernoite e reprodução: é ali que fica o maior ninhal de fragatas do Atlântico-Sul. O vínculo entre o aeroporto e a UC, portanto, vem de longa data. E promete aprofundar o olhar das pessoas para aquela paisagem tão conhecida pelos praianos.
“Queremos sensibilizar cariocas e turistas, divulgar a área e mostrar que o MONA Cagarras é mais um atrativo natural da cidade, que pode ser visitado e que oferece uma experiência única de paisagens, de vida e cultura oceânicas”, diz a gestora da UC, Tatiana Ribeiro.