Compras e contratações
O Funbio seleciona consultor pessoa física, para analisar e atualizar a política de monitoramento e os procedimentos de monitoramento do Funbio para estarem alinhadas com os modelos do IRMF do GCF e diretrizes internacionais
O Funbio possui uma política de monitoramento que define os tipos de monitoramento, demonstra o arcabouço geral de monitoramento do Funbio e reúne orientações gerais dos processos e ferramentas do ciclo de monitoramento para o monitoramento de projetos. Essa política foi desenvolvida pela primeira vez em 2018 e refletia os critérios de credenciamento do GCF até a aprovação do novo sistema de monitoramento chamado de IRMF (GCF’s Integrated Results Management Framework). Além dessa política, o Funbio tem procedimentos operacionais de monitoramento que detalham a metodologia, as ferramentas e as atividades de monitoramento e incluem modelos e procedimentos de coleta de dados.
Alguns modelos e indicadores de monitoramento estão integrados ao Sistema de Gerenciamento de Projetos do Funbio, um sistema próprio da instituição, que possui diversas ferramentas de gestão de projetos, inclusive o módulo de monitoramento/gestão de indicadores. Esse sistema é parte fundamental da capacidade de monitoramento do Funbio e é utilizado tanto para o acompanhamento dos projetos quanto para apoiar as instâncias decisórias do Funbio e alimentar os relatórios de Business Intelligence. A equipe de projetos do Funbio conta com cerca de 40 pessoas que utilizam o sistema no dia a dia.
Assim, observou-se a necessidade de promover uma maior capacidade do Funbio relacionada ao IRMF e a diretrizes internacionais para ter um monitoramento eficiente e de alto padrão. Em 2024 o Funbio aprovou um projeto da modalidade Readiness com o GCF para preparar e apoiar o desenvolvimento das capacidades do FUNBIO relacionadas a essas diretrizes para o conjunto de projetos em desenvolvimento.
O Funbio, como executor do Programa, convida consultores pessoa física que tenham em seu escopo as habilidades relacionadas ao tema desta contratação a manifestarem interesse até o dia 03 de fevereiro de 2025, demonstrando de forma objetiva e clara, através de envio de seu currículo, que são qualificados para executar os serviços descritos no Termo de Referência (TdR) nº 2024.1220.00076-9.
As manifestações deverão ser encaminhadas por e-mail para [email protected] com cópia para [email protected],aos cuidados de Willian dos Santos Edgard, e tendo como assunto “Readiness – Especialista de Monitoramento de Projetos” e indicando o NOME DO CANDIDATO”.
Para este serviço não serão aceitas pessoas físicas enquadradas como Microempreendedor Individual – MEI
Os currículos dos candidatos devem atender no mínimo as qualificações e experiências descritas no item “Perfil do profissional e processo de seleção” do TdR nº 2024.1220.00076-9, a saber.
- Graduação ou pós-graduação em Economia, Engenharia, Administração, Relações internacionais, biologia ou áreas correlatas com a gestão de projetos socioambientais e do financiamento de clima;
- Pelo menos 10 anos de experiência em monitoramento de projetos;
- Experiência na coordenação de projetos multidisciplinares relacionados a políticas ambientais, financiamento do clima ou desenvolvimento sustentável;
- Experiência na elaboração e implementação de planos de monitoramento/matriz de resultados de projetos e programas;
- Experiência no desenvolvimento de políticas e procedimentos de monitoramento.
- Experiência com mecanismos multilaterais
- Experiência com metodologias participativas, como workshops e treinamentos internos;
- Excelente habilidade de comunicação verbal e escrita, com capacidade de elaborar documentos estratégicos e relatórios claros e acessíveis.
Para esta fase, não é necessário o envio de propostas, pois o objetivo é analisar tecnicamente os currículos dos candidatos.
É vedada a participação de funcionários do governo e servidores públicos, exceto quando estiverem em licença sem vencimentos. Professores de universidades públicas podem se candidatar desde que sejam de fato especialistas no tema, e sejam observadas as regras nacionais para aqueles de dedicação exclusiva. Caso seja selecionado, deverá apresentar declaração da Universidade indicando número de horas comprometidas com as atividades docentes ou autorização específica da Universidade.
O Funbio entrará em contato, solicitando a proposta somente ao candidato cujo currículo for selecionado.
O processo será conduzido em acordo com os Procedimentos Operacionais de Compras e Contratações do Funbio.
O resultado deste processo será divulgado nesta chamada, assim que o mesmo for finalizado.
Para acessar o TdR clique aqui
Especificação técnica / TDR