O projeto Aprimorando Estratégias de Monitoramento e Ações para Redução do Desmatamento e das Queimadas em Unidades de Conservação Federais na Amazônia (POP ICMBio) terá como foco a região cortada pela rodovia BR-163 na Amazônia, uma das áreas mais ameaçadas do bioma. Alguns dos maiores desafios enfrentados são desmatamento e garimpo ilegais, além de invasão de terras.
A região concentra 12 Unidades de Conservação Federais (UCs) com altas taxas de desmatamento, das quais as 9 primeiras respondem por 70% do desmatamento observado: APA do Tapajós, FLONA do Jamanxim, FLONA de Altamira, REBIO Nascentes da Serra do Cachimbo, FLONA do Amanã, PARNA do Jamanxim, FLONA de Itaituba, FLONA do Crepori, FLONA do Trairão, PARNA de Amazônia II, PARNA Rio Novo II, FLONA Itaituba. O projeto busca melhorar a disponibilidade de dados para o combate ao desmatamento e aumentar a presença institucional do ICMBio na região, visando uma redução de 30% na taxa anual de desmatamento nas UCs.
Essa iniciativa é apoiada pela Protecting Our Planet Challenge, com recursos da Re:wild, Bezos Earth Fund, Bobolink Foundation e Gordon & Betty Moore Foundation, sob gestão do FUNBIO.
SituaçãoEm Andamento |
Ano início2023 |
BiomaAmazônia |