Notícias
Fundo da Amazônia Oriental aprova manual operacional e inicia execução
O último mês foi de boas notícias para o Fundo da Amazônia Oriental, iniciativa inédita do governo do Pará: o mecanismo já pode iniciar a execução de suas atividades após a aprovação do Manual Operacional de Projetos (MOP). O documento foi validado durante uma reunião do Comitê Gestor do fundo.
Um dos pontos debatidos durante o encontro foi o apoio a futuros projetos, que deverão estar alinhados a pelo menos um dos três eixos prioritários do Plano Estadual Amazônia Agora. São eles: recuperação produtiva de territórios, bioeconomia e regularização territorial e ambiental para economia verde.
O Fundo da Amazônia Oriental – FAO foi criado em 2019 pelo governo do estado do Pará para financiar iniciativas que viabilizem a transição para uma economia carbono neutro a partir de 2036. Com 1,2 milhão de quilômetros quadrados, área similar à de um país como Angola, o Pará é o segundo maior estado do Brasil e nele se encontra quase um quarto da Amazônia. A população é de 8 milhões de habitantes. O FUNBIO é o gestor financeiro e operacional do FAO