Notícias
Ciência flutuante
Foto: Marcus Rodrigues Da Costa/UFF
Está cada vez mais perto o dia em que oito instituições acadêmicas do Sudeste brasileiro terão um Laboratório de Ensino Flutuante equipado e em pleno funcionamento. Desde 2020 aportado em Niterói, no Rio de Janeiro, o navio Ciências do Mar III está com quase tudo pronto para levantar âncora e iniciar sua jornada científica e educacional. “Se tudo correr dentro do esperado, em agosto o navio já inicia suas operações com alunos embarcados”, adianta o pesquisador Marcus Rodrigues da Costa, da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Membro do Comitê Gestor do navio, Marcus diz que todos os treinamentos necessários com tripulações e docentes já estão sendo finalizados, assim como a aquisição dos equipamentos de pesquisa que irão compor o laboratório. De drones a redes para coleta de organismos microscópicos, de câmeras subaquáticas a um veículo operado remotamente capaz de mergulhar a 300 metros de profundidade, a lista de ferramentas é grande. Assim como são grandes as expectativas dos pesquisadores.
“Já estamos discutindo as diversas formas de organização do calendário de uso da embarcação para os próximos semestres, a fim de contemplar todas as linhas de conhecimento das Ciências do Mar”, diz Marcus. Além da UFF, as outras instituições beneficiadas são as universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Federal do Espírito Santo (UFES), Estadual Paulista (UNESP), Federal de São Paulo (UNIFESP), Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).