Notícias
Como Tradição e Futuro na Amazônia se relaciona com os ODS?
Foto: Gabriella Furtado/FUNBIO
Construir uma sociedade mais justa e sustentável exige esforços conjuntos e alinhados. Por entender a importância desses fatores, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs a seus membros em 2015 a criação da Agenda 2030, composta por 17 metas ambiciosas e interconectadas: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A partir dos ODS, países, empresas, instituições e sociedade civil passaram a analisar seus principais desafios em busca de soluções que assegurem questões como direitos humanos, fim da pobreza, luta contra a desigualdade e a injustiça. Além desses temas, os objetivos também pretendem alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, e agir contra as mudanças climáticas e a degradação dos ecossistemas.
TFA atua pautado nos ODS 5, 13, 15 e 17
Alinhado com os ODS de número 5 (Igualdade de Gênero), 13 (Ação contra a mudança global do clima), 15 (Vida Terrestre) e 17 (Parcerias e meios de implementação), o projeto Tradição e Futuro na Amazônia (TFA) viabiliza atividades com mulheres, jovens e crianças, apoia a proteção e a gestão dos territórios e recupera e promove o uso sustentável dos ecossistemas e da biodiversidade.
Seguindo esse caminho, o TFA, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, também ajuda o Brasil a cumprir as metas de combate às mudanças climáticas definidas dentro do Acordo de Paris, um tratado em vigor desde 2016.