Notícias
Cachorro-vinagre é encontrado em Unidade de Conservação do Programa ARPA
Cachorro-vinagre (Speothos venaticus) Foto: Jeff W. Jarret.
Raros, pouco conhecidos, cachorros-vinagre (Speothos venaticus) são carnívoros semiaquáticos, únicos canídeos brasileiros que caçam em bando. Têm entre as principais presas tatus, cotias e pacas e, apesar de já terem sido registrados na Amazônia, na Mata Atlântica, no Cerrado e no Pantanal, até hoje há pouca informação sobre as populações.
Imagens inéditas recém-divulgadas obtidas por armadilhas fotográficas mostram um grupo com 4 cachorros-vinagre na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, no estado do Amazonas, uma das 117 Unidades de Conservação (UCs) apoiadas pelo Programa ARPA, maior iniciativa de conservação de florestas tropicais do planeta, e que tem o FUNBIO, gestor financeiro, entre os parceiros.
Captadas em fevereiro, as imagens só foram analisadas e divulgadas agora devido à pandemia de Covid-19. O registro está entre os poucos obtidos em UCs amazônicas. Anteriormente, houve um vídeo na RDS do Amanã, também apoiada pelo ARPA, programa do governo federal apoiado por parceiros nacionais e internacionais.
O vídeo indica os relevantes resultados de conservação da UC e reforça a importância de áreas protegidas para contribuir para a preservação de espécies vulneráveis e em risco de extinção. Confira o vídeo, fornecido por Miquéias Santos de Sousa, assista abaixo ou clicando aqui. Para saber mais sobre o ARPA, visite a página do projeto.