Notícias
Quem faz o GEF Mar
Os gestores de unidades de conservação (UCs) têm um papel central na conservação das áreas costeiras e marinhas protegidas. Para conhecê-los e as UCs às quais estão à frente, criamos a campanha “Quem faz o GEF Mar”, que foi lançada em nossas redes sociais na próxima sexta-feira, Dia Mundial dos Oceanos. Em abril e maio, contatamos e convidamos os gestores a enviar vídeos que falam sobre a importância do apoio do GEF Mar. Conheça Joane, Fernando, Izaura, Eduardo e outros gestores que contribuem para o sucesso da iniciativa. E, atenção: em pelo menos dois dos vídeos, atobás e outras espécies marinhas roubam a cena com participações espontâneas para lá de especiais! Acompanhe no Instagram e no Facebook do Funbio.
O projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF Mar) é um projeto do Ministério do Meio Ambiente financiado com recursos do GEF por meio do Banco Mundial. Tem como principais objetivos estabelecer e ampliar o número de áreas protegidas e buscar mecanismos para a sustentabilidade financeira das unidades de conservação marinhas e costeiras do Brasil.
Até o momento o GEF Mar apoia 17 UCs (cerca de 1,6 milhão de hectares) e sete centros de pesquisa. O Funbio é o gestor financeiro da iniciativa. Em 2018 o Brasil chegou a marca de 25% de proteção marinha, mais que o dobro da meta da projeto, que era apoiar a criação de novas UCs para aumentar para 5% a proteção marinha do país.
Os mares e a costa do Brasil são o lar de 1,6 mil espécies de peixes, 100 espécies de aves marinhas, 2,3 mil de invertebrados e outras 54 espécies de mamíferos, segundo o Ministério do Meio Ambiente. A zona costeira e marinha do Brasil abrange 17 estados e é o lar de cerca de 50 milhões de pessoas.