COMPARTILHE
 
EMAIL
 
FACEBOOK
 
X
 
LINKEDIN
 
WHATSAPP
Link copiado para a área de transferência
PESCA
 
CADEIA PRODUTIVA
 
A cadeia produtiva do pescado conecta comunidades, preserva ecossistemas e movimenta a economia, unindo sustentabilidade e inovação desde os manguezais da Baía de Guanabara até o mercado global de espécies de grande importância comercial.
PESCA
 
CADEIA PRODUTIVA
 
A cadeia produtiva do pescado conecta comunidades, preserva ecossistemas e movimenta a economia, unindo sustentabilidade e inovação desde os manguezais da Baía de Guanabara até o mercado global de espécies de grande importância comercial.
Visão Geral
-
A cadeia produtiva do pescado desempenha um papel crucial na economia, englobando desde a captura do pescado até sua chegada ao consumidor final. A atividade pesqueira começa com a coleta de diferentes espécies, seguida pelo beneficiamento, como limpeza, filetagem, congelamento e embalagem, que garantem a qualidade e a segurança do alimento. O pescado é então comercializado, gerando emprego e renda, especialmente em comunidades costeiras, além de fornecer uma importante fonte de proteína para a dieta humana. Além do impacto econômico, a cadeia de valores do pescado é fundamental para a sustentabilidade ambiental e social. A gestão eficiente da pesca pode mitigar impactos sobre os ecossistemas marinhos, promovendo a conservação da biodiversidade. A educação do consumidor sobre escolhas sustentáveis é vital para influenciar positivamente toda a cadeia produtiva, contribuindo para a saúde do oceano, segurança alimentar e desenvolvimento socioeconômico. No caso específico do estudo realizado no litoral do Rio de Janeiro, foi desenvolvido um modelo de equilíbrio ecológico e socioeconômico para a atividade pesqueira. A pesquisa mapeou a cadeia produtiva, destacando a importância da pesca do robalo nos ambientes de manguezal da Baía de Guanabara e investigando a captura do bonito-listrado. Foram levantados dados sobre a sazonalidade, gestão e taxas de captura, permitindo uma visão abrangente dos impactos ambientais e econômicos frente às mudanças na atividade pesqueira, além de identificar os custos e desafios de cada elo da cadeia.
Principais achados
+
A cadeia produtiva do bonito-listrado no estado do Rio de Janeiro sofre com a sazonalidade da disponibilidade de isca-viva para capturá-lo e da própria espécie, com processo de reestruturação produtiva da indústria, a diminuição e obsolescência tecnológica das embarcações, e a instabilidade e lacunas de gestão e de políticas de fomento ao setor pesqueiro.
Valorização da pesquisa sobre recursos naturais: é preciso fazer uma análise interdisciplinar compreender a gestão, disponibilidade, sazonalidade e taxa de captura do recurso pesqueiro em determinadas regiões.
Geração de modelo de equilíbrio ecológico e socioeconômico para a atividade pesqueira no litoral norte do Rio de Janeiro, possibilitando a visualização dos impactos ecológicos, sociais e econômicos frente a alterações ambientais e da atividade pesqueira.
Mapeamento da cadeia produtiva da atividade pesqueira no norte do Rio de Janeiro, com a geração de informações sobre a produção pesqueira, custo das pescarias e de revenda de pescado provenientes de cada elo das cadeias de valores da pesca, incluindo a pescaria de robalo no ambiente manguezal e lagunar da Baía de Guanabara. Tal caracterização permitiu a identificação dos gastos para pesca esportiva do robalo no ambiente manguezal da Baía de Guanabara.
Os dados permitiram estimar a quantidade de pessoas associadas a cada elo, bem como, gerar estimativas de valores vinculados a cada um deles na pesca do robalo no ambiente manguezal da Baía de Guanabara.
Objetivos alcançados
+
Sistematização dos dados sobre a contribuição socioecônomica da cadeia produtiva do bonito-listrado para o estado do Rio de Janeiro.
Avaliar o impacto econômico social e ambiental da cadeia produtiva do bonito-listrado em comparação com as cadeias produtivas de aves e suínos.
Macromapeamento da cadeia produtiva do bonito-listrado.
Criação de indicadores para avaliação da cadeia produtiva do bonito-listrado.
Criação de modelo da cadeia de valores da pesca, delineando os atores e os atributos econômicos envolvidos na atividade pesqueira no norte do Rio de Janeiro, a partir da atualização dos modelos ecotróficos disponíveis na literatura.
Avaliar a importância da pesca do robalo.
Geração de dados de captura das principais pescarias realizadas no Norte Fluminense.
Entregas e resultados
+
Caracterização, compreensão e sistematização de dados a respeito da estrutura e da dinâmica da cadeia produtiva do bonito-listrado no RJ.

Levantamento e sistematização de dados sobre a força de trabalho da cadeia do bonito-listrado no RJ, e a respeito da produção e processamento do pescado.

Discussão e reflexão sobre os limites e desafios desta cadeia com foco nos conflitos e negociações entre os atores envolvidos.

Desenho da cadeia de valor do bonito-listrado.

Análise de indicador socioeconômico do bonito-listrado.

Identificação dos tipos de mercado do bonito-listrado e análise do indicador AAS.

Descrição das cadeias produtivas de frango e suínos em comparação com o bonito-listrado.

Criação de modelo da cadeia de valores da pesca, delineando os atores e os atributos econômicos envolvidos na atividade pesqueira no norte do Rio de Janeiro, a partir da atualização dos modelos elaborados a partir de dados disponíveis na literatura.

Um modelo de equilíbrio ecológico foi gerado para a região de estudo.

Foram levantadas informações anteriores ao projeto sobre a logística da atividade pesqueira.

Foram realizadas 204 entrevistas com os elos da cadeia produtiva: produtor, atravessador, processador, vendedor e consumidor final.

A cadeia de valores da pesca foi mapeada e um modelo socioeconômico gerado para a região de estudo.

Avaliar a importância da pesca do robalo no ambiente manguezal.

Elos das cadeias de valores associadas às pescarias comerciais e esportivas direcionadas aos robalos.

Valores agregados estimados.

Relatório Projeto Bonito-Listrado
Artigo sobre Conhecimento Local em Pescarias (Ethnobioconservation)
Dissertação UFRGS - Cadeia Produtiva do Bonito
Tese UFRGS - Gestão Pesqueira
Dinâmica Socioeconômica do Bonito-listrado no RJ
Guia de Consumo Sustentável de Pescado Marinho
Vídeo sobre Cadeia Produtiva do Bonito-listrado
Subprojeto do Pesquisa Marinha - Bonito
Subprojeto do Pesquisa Marinha - Recursos Pesqueiros
Subprojeto do Pesquisa Marinha - Guanamangue
VOLTAR PARA A LISTA
PRÓXIMO
A realização do Projeto Pesquisa Marinha e Pesqueira é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ.
Um site datadot
Um site datadot
 
A realização do Projeto Pesquisa Marinha e Pesqueira é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa PRIO, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ.
um site datadot